Gestão de Obra

Gestão de Obra

Nós sabemos que a gestão de obra pode ser uma tarefa complicada. Afinal, para entregar as suas obras dentro dos prazos, limites financeiros e qualidade esperados, é preciso controlar uma série de variáveis e processos.

Por isso hoje nós separamos os processos que você precisa dominar para ter sucesso na gestão das suas obras. Boa leitura! 

 

A importância da gestão de obras

É mais do que comum escutarmos de conhecidos que a obra estourou o orçamento e demorou o dobro do prazo combinado.

Esses casos certamente poderiam ter sido evitados se o profissional responsável pela gestão da obra tivesse dedicado mais tempo a etapa de planejamento e controle da execução da obra. 

Confira os processos que você precisa dominar para ter sucesso na gestão das suas obras!

 

  1. Planejamento 

É claro que nem sempre será possível prever todos os imprevistos no canteiro de obras. No entanto, com um bom planejamento é possível reduzir significativamente os impactos dos imprevistos no canteiro, evitando atrasos e desperdícios. 

É nesse momento que o profissional deverá definir o objetivo do projeto em questão, identificando todas as atividades necessárias para tirar o projeto do papel, seus prazos de execução, a mão de obra necessária, e claro, estimar o custo de execução do projeto.

Nesse sentido, dedicar tempo a etapa de planejamento da obra é uma das melhores formas de garantir que você será capaz de entregar a obra de acordo com as expectativas do cliente. 

 

  1. Briefing de Projeto

Outro processo que merece atenção é o briefing do projeto. Dedique tempo para conhecer o seu cliente, só assim você será capaz de criar um projeto que cumpra com as suas expectativas. 

Nessa etapa do processo de obra, é importante entender não só os gostos e preferências do cliente, mas também quais os usos e funções dos ambientes, a rotina das pessoas que irão habitá-lo, o prazo esperado de entrega da obra e, principalmente, o orçamento disponível.

Abordar o tema do orçamento disponível com o cliente é uma das grandes dificuldades entre os profissionais, mas essa informação é essencial para que seja possível entregar um projeto que caiba no bolso do cliente. 

 

  1. Cronograma de Obras

O prazo de uma obra está diretamente relacionado aos níveis de satisfação do cliente ao final de todo o processo. Por isso, não esqueça de considerar uma margem de erro na hora de estimar os prazos de execução de cada uma das atividades de obra.

Outra boa forma de garantir a assertividade dos prazos da obra é contar com a ajuda de mão de obra especializada na hora de estimar o tempo de execução de cada uma das atividades. Considere também feriados e finais de semana. 

E lembre-se: nada de prometer prazos irreais para o seu cliente! 

 

  1. Orçamento disponível

Essa é uma das etapas mais sensíveis do processo de obra: a estimativa de custos da obra. Isso por que o controle de custos é uma das etapas mais importantes para garantir o bom relacionamento entre você e o cliente. 

A dica aqui é identificar para cada uma das atividades planejadas na etapa de Cronograma de obra todos os materiais, mão de obra e ferramentas necessárias para a execução de cada uma delas. Assim você evita ser pego de surpresa por custos que não foram previstos na etapa de planejamento da obra! 

Não se esqueça que o orçamento não foi feito pra ficar na gaveta! Faça o acompanhamento constante para garantir que tudo está saindo conforme o planejado.

 

  1. Acompanhamento e controle da obra

Os imprevistos fazem parte do dia-a-dia do canteiro de obras, e nós sabemos! Por isso é fundamental que você faça o acompanhamento e controle da obra por meio de um Diário de obras.

Essa ferramenta ajuda a identificar possíveis desvios de rota de forma rápida, o que permite evitá-los ou minimizá-los. Além disso, quando você possui um histórico de execução das suas obras, fica mais fácil evitar erros em execuções futuras!

 

  1. Ruídos de Comunicação

Falhas de comunicação entre os colaboradores da obra são a principal causa de atrasos e retrabalhos no canteiro de obras. Por isso é essencial contar com ferramentas que ajudem no compartilhamento de informações entre os colaboradores, como é o caso do VEJA OBRA.

A tecnologia em nuvem permite a atualização das informações da obra diretamente do canteiro de obras, basta um dispositivo com acesso à internet. 

O uso de softwares gestão especializados permite reunir todas as informações da obra em uma única plataforma, evitando falhas e imprevistos no canteiro de obras.

 

Conclusão 

Se você chegou até aqui, então já sabe que a gestão de obras é tarefa complicada. No entanto, não precisa ser um bicho de sete cabeças! Com os processos e ferramentas certas é possível entregar as suas obras dentro dos prazos e limites estipulados pelo cliente, garantindo a qualidade e satisfação ao final de todo o processo. 

 

 

Esse artigo foi escrito pela equipe do VEJA OBRA.